sexta-feira, 24 de maio de 2013

Teilhard de Chardin e a China na mundialização cultural e religiosa


Agenda

Noventa anos após a chegada do paleontologista e padre jesuíta Pierre Teilhard de Chardin a Tientsin, na China, um colóquio internacional debate este fim-de-semana, em Lisboa, o tema "A China na mundialização cultural e religiosa". O programa pode ser consultado aqui.
Na sua "Missa sobre o Mundo", Teilhard escreveu: 
"O sol acaba de iluminar, ao longe, a franja extrema do primeiro oriente. Mais uma vez, sob a toalha móvel de seus fogos, a superfície viva da Terra desperta, freme e recomeça seu espantoso trabalho. Colocarei sobre minha patena, meu Deus, a messe esperada desse novo esforço. Derramarei no meu cálice a seiva de todos os frutos que hoje serão esmagados.
Meu cálice e minha patena são as profundezas de uma alma largamente aberta a todas as forças que, num instante, vão elevar-se de todos os pontos do Globo e convergir para o Espírito. - Que venham pois, a mim, a lembrança e a mística presença daqueles que a luz desperta para uma nova jornada!"

(ver textos de Teilhard de Chardin, em tradução para o Brasil, aquio sítio da Associação dos Amigos de Teilhard de Chardin em Portugal tem mais documentação; imagem reproduzida daqui.)


Sem comentários: